quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Entenda porque um notebook não foi feito para jogos pesados

 

Entenda porque um notebook não foi feito para jogos

Notebooks comuns, aqueles que você usa para o seu trabalho e leva-o para todo o lugar que vai, não são indicados para jogos pesados, por várias questões técnicas. Os danos deixados no aparelho costumam ser inevitáveis, impedindo que você acesse a garantia ou venda para alguém futuramente…

Faz exatos 30 anos que o primeiro notebook foi lançado, para propósitos de trabalho e claro, mobilidade. Após todos estes anos, os notebooks, também conhecidos como laptops (têm o mesmo significado), conquistaram o gosto dos consumidores, tornando-o um dos aparelhos mais vendidos do mundo. Hoje, é bem provável que eles substituam os tradicionais desktops, menos para jogos…
O notebook foi feito para trabalho, internet e aplicativos, menos para jogos. Claro, jogos considerados leves e que rodem em qualquer computador não são um problema, mas games como Call of Duty, Far Cry, Crysis entre outros, que exigem muito mais energia e performance do equipamento, são verdadeiros causadores de problemas.

Temperatura Excessiva

Temperatura alta são um dos principais problemas 

Este é o principal problema causado em um notebook quando se está jogando games pesados. Quando você inicia um game pesado, vários componentes do notebook são exigidos quase que ao máximo, são eles: Processador, Placa de Vídeo (Onboard ou Offboard), Memória RAM e Disco rígido (HD).
Com a soma de calor dissipado pelos 4 componentes, o notebook passa a esquentar mais, atingindo altas temperaturas como 80 ºC. Em altas temperaturas, o notebook pode começar a apresentar problemas como travamentos, ruído excessivo e quase todos apresentam desligamentos repentinos. Este desligamento é uma medida de segurança presente no processador. Quando as coisas estão ficando quente demais, o processador envia uma solicitação ao Sistema Operacional para que a máquina entre em modo de hibernação. Caso a temperatura esteja num nível extremamente crítico, a máquina é instantaneamente desligada, para evitar a queima.

Processador


Processador

O processador (CPU) é responsável por realizar os cálculos necessários para cada componente do jogo, desde o barulho do tiro até aonde a marca da bala vai aparecer na parede, por exemplo. Estes cálculos chegam a milhões por segundo. Os detalhes técnicos e características destas ações dos games ficam por conta da placa de vídeo, mas o processador tem uma certa parte deste processamento.
Um notebook geralmente possui uma placa de vídeo integrada, também chamada de vídeo onboard. Esta placa de vídeo está embutida no chipset principal da placa-mãe, mas na nova geração de processadores da Intel (Core i3, Core i5, Core i7), a placa de vídeo está embutida dentro do próprio processador. Com isso, a temperatura no processador aumenta ainda mais.
A parte central do processador é o núcleo, ali são feitos os cálculos necessários por todo o funcionamento do computador. Toda ação feita pelo usuário, desde mexer o mouse até abrir um software, é processada ali dentro. Existe processadores que possuem mais de um núcleo, 2, 4 e até 8. Com mais núcleos, o processamento é dividido entre eles, aumentando a performance da máquina.
É exatamente nos núcleos que as coisas ficam “quentes” e altas temperaturas podem causar a sua queima.

Placa de Vídeo

Placa de Vídeo
A imagem acima mostra uma placa de vídeo externa para desktop. Existem dois tipos de placas de vídeo, as externas (Offboard) e as internas (Onboard). As Offboards são as que apresentam um desempenho superior, pois todo o processamento gráfico fica por conta dela, aliviando o processador desta tarefa.
No notebook também temos as placas Offboard e Onboard, a diferença é: As duas são embutidas, enquanto no desktop nós podemos trocar a Offboard por outra melhor. A placa de vídeo onboard de um notebook está no chipset ou no processador (como falado anteriormente) e a placa de vídeo offboard está num chip dedicado, próximo ao chipset da placa-mãe. Obviamente, a placa de vídeo offboard do notebook tem um desempenho superior se comparado com uma onboard com características equivalentes, pois assim como a placa de desktop, ela alivia o trabalho do processador para a parte gráfica.
Então temos o dilema: Um notebook com placa onboard esquenta o processador e um com placa offboard esquenta o chip dedicado e os outros componentes que estão próximos… Qual deles usar?

Disco Rígido (HD)
HD Notebook
O Disco Rígido é responsável por armazenar e transferir os dados do jogo para o processador. Enquanto o jogo está rodando, os dados vão sendo armazenados na Memória RAM. O HD de um notebook gira em torno de 5400 à 7200 vezes por minuto, e este movimento gera  calor. Como o HD do notebook fica numa posição que não facilita o dissipamento do calor (ao lado direito do touchpad), o calor gerado por ele é mantido no equipamento, ajudando a esquentar outros componentes.

Como diminuir a temperatura interna?

Existem algumas soluções que podem ajudar a diminuir o calor interno de um Notebook, são elas:
* Usar uma base de refrigeração, dessa forma a circulação de ar interna é melhorada e consequentemente, o calor é melhor dissipado pelo cooler.
* Limpar o cooler do notebook com um pincel ou aspirador de pó regularmente, pois o entupimento deste componente leva o notebook a aquecer mais.
* Substituir o HD tradicional por um disco SSD, ele esquenta bem menos por não conter um mecanismo de rotação.
* Optar por notebooks com coolers maiores e mais eficazes.

Existe notebooks para jogos pesados? Sim!


Existem notebooks feitos exclusivamente para jogos, como os da marca AlienWare. Estes sim, dissipam o calor de uma forma muito eficaz e são extremamente potentes, de modo que um game pesado dificilmente use toda a capacidade de processamento do equipamento. É claro que, o preço dele aqui no Brasil vai lá nas nuvens…


Notebook Alienware 
 Notebooks da marca Alienware são feitos exclusivamente para games pesados.
Na imagem, um modelo recente com 2 placas de vídeo GeForce GTX 675M
 
 

O problema de aquecimento também ocorre no desktop comum, então por quê ele sim é recomendado para games, sendo que ele usa os mesmos componentes do notebook? Simples, o espaço físco do desktop é bem maior, consequentemente, todo o calor gerado pelo processador e placa de vídeo são dissipados de uma forma mais eficiente. Além disto, é possível adicionar coolers adicionais no gabinete, placa de vídeo, HD e até na memória RAM.
Já o Notebook, o espaço entre o dissipador do processador e a “carcaça” do notebook fica entre 2 e 3 cm. Com isso, boa parte do calor gerado ainda continua dentro do aparelho, por isso é normal sentir o notebook quente quando você usa ele no colo (as entradas de ar são tampadas) ou quando está jogando. O mesmo vale para o netbook e o recém-lançado Ultrabook que é ainda mais fino (1 cm de espessura).
Vale ressaltar que, não só os jogos pesados causam estes problemas no notebook, mas também os aplicativos de conversão e renderização como o Maya e o 3D Max, no momento de renderização dos filmes.
Eis a pergunta, compensa pagar R$ 5,000.00 num super notebook da AlienWare ou investir metade desse valor num desktop equivalente?

Espero que tenham gostado de mais um post esclarecendo duvidas, comentem o que acharam e se você quiser ter acesso a downloads do nosso blog clique na guia cadastre - se e participem tambem do nosso grupo de WhatsApp onde vc ira encontrar técnicos de todo o Brasil e pessoas que querem aprender mais sobre tecnologia.



 

About the Author

Grupo como Consigo Isso

Blogger

Somos um grupo de amigos de diversas profissões e especialidades que nos unirmos para trazer para vocês o melhor conteúdo ,cadastre-se agora

Nenhum comentário:

Total de visualizações

Seguidores

Mais Lidas